quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Beijos Pai!

Sempre que eu saia de casa, para ver meus amigos ou ir ao banco pagar conta, eu gritava da porta "BEIJO MÃE, BEIJO PAI!" como se eu estivesse... sei lá, pedindo uma bênção para eles. Sabe aquele ritual antigo "bença mãe, bença pai" e por ai vai. E eles dois sempre respondiam "beijo filha!"

Fiz questão de falar isso para ele assim que fecharam o túmulo. O tom de voz foi outro, mas o sentido foi o mesmo.

Sabe... há muito tempo um amigo me contou que "as pessoas podem ter certeza de que tiveram uma vida plena, quando há 6 pessoas para carregarem seu caixão". Ele me contou isso quando conseguiu a honra de carregar o caixão do padrinho dele.
No caso, carregaram o caixão até o carrinho elétrico, pois alguns rituais não têm significado depois do surgimento da tecnologia.

Meu pai?
Os 6 que levaram o caixão até o carrinho foram só os que conseguiram chegar primeiro lá.

Porque tinham mais muitos dispostos, e que com certeza se achariam honrados de conseguir fazer isso por ele.

Porque meu pai era um máximo.

Teve a presença da família toda: a família sanguínea dele; a família Carpe Dien; a família da Vila Madalena de 1984; a família do teatro; do colegial; do Embu; do afeição; do dia-a-dia; dos malucos do caminho; da vida.

A presença das famílias da minha mãe dando apoio para ela.
Obrigada por apoiarem a minha mãe. 

E a minha família dando apoio para mim.
Laura, Patricia, Mariana, Pietro, Thomás, Ana, Camila, Maria, Mayara*, June, Isabela, Thiago, SiquerCaio, Amanda, Marco, Diogo.
Vocês não sabem como eu amo vocês. Sério mesmo.
Obrigada.

O que me lembra de uma coisa que o padre disse... Não lembro mais a citação, e nem de quem era. Mas a ideia envolvia que meu pai semeou muitas coisas na vida dele, e as pessoas que estavam lá naquele momento são o que germinou de cada semente que ele plantou na vida.

Sendo sociável, sendo engraçado, sendo bem humorado, sendo amigo, sendo irmão, sendo primo, tio, companheiro, pai.

Ele ficaria muito chateado comigo e com a minha mãe se a gente parasse de viver as nossas vidas por conta dele.
Porém, ele ficaria igualmente irritado se nada nas nossas vidas mudasse por conta disso.
Complicado.

Muitas pessoas me deram condolências/pêsames/sentimentos, e pela primeira vez percebo que essas palavras são sinceras. As pessoas sinceramente querem ajudar em qualquer coisa que puderem. Porque elas querem ajudar ao máximo que puderem as pessoas que esse amigaço delas considerava importante.
"Qualquer coisa me liga, viu?" é um jeito de dizer que meu pai era importante para eles, e que meu pai não iria querer que eu e minha mãe ficássemos mal, e que essas pessoas querem ajudar a realizar esse "desejo" do meu pai.

Então... Eu vou pedir as ajudas que eu precisar. E isso é uma promessa. Porque eu quero ficar bem, para que meu pai me veja bem.

Obrigada pela presença e apoio de todos.
e...
bjs pai.




4 comentários:

  1. HIta, convivi com seu pai nos anos 80 e depois disso perdemos contato. Nos reencontramos no Face, mas ficou nisso. Sinto muito, mesmo. Fiquei com uma curiosidade, se puder, por favor, me conte. Eu o conheci ligado a publicidade, você diz no seu post que ele foi ligado a teatro, que é minha área. Quando e com quem ele fez teatro? Obrigado, abraço, Aimar PS Lindo, seu texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele fez teatro durante o colegial e um pouco depois. e a entrada dele no mundo do cinema foi como ator. dai ele fuçou os bastidores e começou a trabalhar com audio. depois de ser diretor de som por muito tempo ele começou a trabalhar com imagem, e dirigir o esquema todo. mas ator ele sempre foi, senão de que forma ele manteria a atenção de todo mundo quando contava uma história?

      Excluir
  2. Lindo texto, não só este como os outros... Sinto falta de crônicas do nosso dia a dia... Maior força para ampliar este dom... Falando em dom, a Adriana me contou que cantou... Que bonito, que presente merecido... Bjs!

    ResponderExcluir
  3. que lindo seu texto! e que presente para seu pai, essa pessoa tão querida em nossas vidas. continue a escrever sempre, e do fundo do meu coração… qualquer coisa, me liga, viu… beijos carinhosos tima

    ResponderExcluir