sexta-feira, 9 de maio de 2014

Quatro Olhos

"Óculos: lentes usadas em frente dos olhos. Providas, ou não, de aros. Encaixada em uma armação provida de hastes que as prendem ao pavilhão da orelha e cavalete que repousa sobre o nariz. Os quais servem geralmente para correção." - Pirulão

(farei um post didático hoje. Com várias referências no final.)
=DD

Para quem não sabe, agora sou o que o W. chamou de "NERD!!"
Vulgo: estou usando óculos(0).


Sei lá, sempre tive medo de ficar cega de repente por conta da toxoplasmose(1) na base do nervo ótico no meu olho esquerdo. Que poderia eclodir e ocupar meu olho todo. 

Mas parece que vou ficar ceguinha aos poucos com meus 0.25° de astigmatismo(2) e 0.75º de miopia(3). Em ambos os olhos. 
Nope, sem hipermetropia(4). VIVA! Enxergo de perto muito bem obrigada.

Ah? Como funciona minha toxo? Bem, meu ponto de foco no olho esquerdo é uma grande mancha preta. Mas meu olho direito compensa aquele ponto cego e meu cérebro consegue criar uma imagem completa. Só tenho um gigantesco ponto cego. E uma noção de profundidade estranha. E uma visão periférica(5) muito bem desenvolvida (consigo até mesmo ler com ela)

A parte mais estranha do óculos é justamente ter minha visão periférica debilitada por conta da armação. E, claro, a moldura.

Outra coisa interessante que minha médica disse é que tenho os olhos muito claros. Tenho todos os handicaps(6) de um olho claro, como fotofobia(7), sensibilidade a contrastes e talz. Um amigo chutou que eu tinha cegueira noturna(8), mas eu acho que não. É só uma sensibilidade mesmo.

A primeira coisa que eu reparei, foi que eu me concentro muito nas letrinhas agora que consigo enxergá-las. E, de dia, se pá dirigir sem meus óculos parece mais seguro. Vai que eu bato o carro porque ao invés de prestar atenção na direção eu fico lendo letrinha? Aliás, por conta da fotofobia se pá de dia é melhor ir de óculos escuros mesmo.

Já a noite vou com meus óculos marrom que o Aquaman(9) me ajudou a escolher. OBRIGADA AQUAMAN EU ADOREI OS ÓCULOS!

O que mais? Ah é, minha mãe também estrá precisando de óculos. Tenho que arrastar ela pra ir lá comprar.

E também preciso me lembrar que não preciso deles pra perto... e que não posso beber coisas quentes... e que preciso de uma estratégias para coçar os olhos... e.. sei lá, óculos são difíceis.

Bem... acho que é só.
Beijos pessoal, e tenham um feliz dia das mães(10)!


Referências:
0 Óculos
Toxoplasmose
2 Astigmatismo
Miopia
4 Hipermetropia
5 Visão Periférica
6 Handicap
7 Fotofobia
8 Cegueira Noturna
9  Aquaman
10 Dia das Mães



Olha eles aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário