quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Minha Primeira Estrela

Primeiramente eu gostaria de agradecer a Instrutora M. e o Instituto Oceanográfico pela incrível oportunidade que ofereceram.

No começo do semestre eu tive algumas aulas teóricas que ensinaram as bobagens como barotraumas e cálculos de volume de ar e tempo.
Que foram muito legais.

MAS!
Quem que quer aprender só a parte teórica?

Portanto, lá fomos nós, um grupo de 7 alunos, um monitor e a instrutora, além da tripulação do Velliger II, auxiliar no ensino de novos pesquisadores (balela, nós fomos é ver peixinho)

No primeiro dia a gente chegou à Ubatuba depois de uma manhã conturbada e escolhemos nosso equipamento.

Descobrirmos a melhor máscara, nadadeira (pé-de-pato) e roupa de mergulho para os nossos corpos (dentre os que a M. tinha à disposição) e fomos pra água.
Só pra ver como era nadar, e manobrar, e entrar no mar pela praia.
E, super importante, aprender a MONTAR O EQUIPAMENTO! (colocar o regulador e o cilindro no colete-super-blaster-tecnológico-que-infla-magicamente)

Era bem rasinho ali na Base (ainda bem)


No dia seguinte já seguimos para a Praia do Flamengo!

Em grupos de 2 ou 3 nós afundamos na água (É! USANDO O EQUIPAMENTO INTEIRO! MÓ LEGAL! EU SEI!!! WAAAAAAAAAAAAAAAA) e aprendemos manobras básicas de comunicação debaixo d'água com telepatia do Aquaman. E como dar cambalhota. E dar ar para alguém que ficou sem.
Super responsa.

Voltamos para a superfície e percebemos que tínhamos passado cerca de uma hora lá embaixo dando cambalhota e descobrindo os perks e quirks das nadadeiras e roupa.

Aquele momento em que seu pulso é tão fino que a água não para de entrar na sua roupa, mas tudo bem, porque deu-se um jeito.

Depois de uma EXCELENTE chocolate-quente e almoço voltamos para lá para realizar os outros exercícios:
Tirar a máscara do rosto estando lá embaixo. E, obviamente, colocar a máscara de volta no rosto estando lá embaixo.

Tenso. Mas factível.

E mais uma hora da minha vida se escafedeu sem que eu percebesse.

Dormimos (em um quarto super legal no novo alojamento e com 4 garotas tomando banho rápido. ) e No Dia Seguinte o famosos CHECK OUT, porque aparentemente éramos relativamente razoáveis para ter um minimo de autonomia no meio do mar com um equipamento super caro e sem supervisão.

Foi lindo.

Aprender a lidar com a própria respiração e flutuabilidade. Além da noção de tempo e espaço para seu ar não acabar e você não se perder dos seus coleguinhas...
Nossa!

Sabe quando você aprende a dirigir, e nos primeiros meses com carta você até que sabe dirigir, mas você ainda está prestando atenção em tanta coisa! (seta, marcha, feio, pedal, pedal, manche, câmbio alavanca espelho vidro chuva pneu aaaaaaaaaaaahhhh)
É igual. Porque você SABE fazer aquilo; você  SABE o que têm pra melhorar; você SABE o que você tem que manter igual por conta da segurança; e, acima de tudo; você simplesmente SABE que quanto mais você fizer, mais fácil fica.

Então ganhei meu Certificado de Uma Estrela pela CMAS e estou super feliz.

Obrigada gente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário