sábado, 4 de janeiro de 2020

REVIEW COM SPOILERS DE FROZEN 2

Meu deus, eu não uso esse blog há muitos anos. Mas achei um bom jeito de separar meu review-com do meu review-sem spoilers de Frozen 2.

Hoje revi o filme com a minha mãe, no cinema, de forma legal, pagando dinheiro.
E isso foi muito bom. A parte visual do filme está fenomenal, e a qualidade de animação da Disney está com nuances de expressão que me deixam muito contente como entusiasta de animações. Detalhes de postura corporal e olhares por exemplo.

Mas vamos lá. Spoilers. Farei uma pequena sinopse comentada, pois posso seguir cada parte do filme em ordem.

O filme começa com a Anna e a Elsa crianças e os pais delas sendo bons pais. Contando da guerra entre Arendelle e o povo da Floresta Encantada, os Northuldra (povo inspirado nos Sámi da Suécia), sobre a barragem que eles construíram como ponte entre os dois povos e como a floresta é regida pelos quatro espíritos: Água, Fogo, Terra e Vento que vivem em paz com os Northuldra. 
Nisso a mãe canta uma música que é a temática principal do filme. Sobre como encontrar respostas no Rio Ahtohallan no Norte. Acho que essa parte do filme normaliza os pais das duas como pessoas boas e que se importam com o bem estar das filhas. Pois no primeiro filme o pai pareceu meio irresponsável com todo o discurso de "isola a menina de todo mundo que fica tudo bem".

Corta para a Anna e o Olaf cantando que "Some Things Never Change" que é uma musica meio esquisita, mas que eles recuperam o significado depois. Eles estão festejando algo em Arendelle que termina com a Elsa ouvindo uma voz misteriosa no ar.

Depois vem A música da Elsa: "Into The Unknown" (Em português chamaram de "Minha Intuição"). Essa música é boa. Eu gosto dela. Meu problema com ela não é bem um problema. Eu sinto que a Idina Menzel está... perdendo a voz? Sinto que se não fosse a Aurora cantando a voz do espírito do Rio (a tal voz misteriosa), a música não teria chegado no ápice que ela precisava chegar. O Brendom Urie do Panic! at the Disco canta essa música no encerramento que ele sustenta ela beeeeem melhor. Acho que aqui eu deveria especificar que eu consegui pegar a sessão legendada do filme e não sei nada sobre como ficou a dublagem.

Nessa música a Elsa estabelece que ela se sente meio deslocada. Seus poderes estão crescendo e ela se pergunta se ali é mesmo o lugar dela, mesmo que todo mundo que ela já tenha amado estivesse ali. No final, ela acorda os espíritos da floresta encantada e eles começam a destruir Arendelle.

Aí começa a jornada. Eles chegam na floresta, descobrem os espíritos. A Elsa subjuga o espirito do Vento, chamado de Gale e o espírito do Fogo, Samantha? Nisso descobrimos que a mãe da Elsa era Northuldra e que foi ela que salvou o pai da Elsa da floresta, quando a guerra começou, pedindo ajuda para o espírito do vento. Eu achei essa parte mais fácil de entender na segunda vez que eu vi. A mãe delas canta a melodia do Rio para pedir ajuda para o Espírito do Vento, que tira ambos da floresta antes da Névoa mágica isolar todo mundo. Isso só fica claro no final do filme e eu só peguei revendo ele. Mas gostei que nesse mundo meio que tudo bem as pessoas da família real se casarem com pessoas de fora. 

Nessa parte do filme o Olaf fala que "essa floresta irá nos transformar de alguma forma" e eu acho que isso é algo legal também. A transformação da Elsa é a mais óbvia. Mas o amadurecimento da Anna é o meu favorito do filme. O Olaf passa por uma transformação diferente também, sobre perder alguns medos. E o Kristoff... tem uma música que é uma referência há vários clips musicais dos anos 80 e 90 e meio que ele admite ter inseguranças sobre estar sozinho, já que ele quer pedir a Anna em casamento. Mas a resolução dele é que ele está perdido enquanto está sem a Anna. Então ele é quem se transforma primeiro, juntando coragem para aceitar isso. É só que passa meio reto e fica meio tangente ao resto da história. E é uma transformação bem pequena em relação às dos outros personagens.

A Anna e a Elsa saem em busca da Voz do Rio e no caminho encontram o navio em que os pais dela morreram. Aparentemente eles estavam indo para o Rio Ahtohallan buscar respostas sobre os poderes da Elsa e morreram no caminho. A Elsa se sente responsável por isso e empurra a Anna para longe, pois ela considera que ela tem que buscar esse rio sozinha. Que essa é a melhor forma. E me incomoda que no final ela estava certa. Se a questão do filme é a importância delas fazerem as coisas juntas.

Anyway, a Elsa vai para o norte, enfrenta o Espírito da Água, que toma a forma de um cavalo que tenta afundar ela. Como um kelpie. Ela o domina e chega no Rio, com a Voz. E lá ela descobre que PANS, ela é o quinto elemento! Numa música! E num VESTIDO NOVO. Aí é uma parte que eu tive que refletir um pouco. Os 5 espíritos têm a forma esotérica e elemental deles, e têm a forma que é física? Representativa? O 5º espírito é o Rio, e é a Elsa. Ao mesmo tempo. Só assim que fez sentido na minha cabeça. As representações físicas dos espíritos estão iradas e presas na floresta encantada. E eles não sabem bem por quê. Mas se TODOS os espíritos estivessem presos, inclusive os de forma esotérica, não haveria fogo do lado de fora da floresta, entende? 

Eu acho curioso que os 5 espíritos tomaram formas totalmente diferentes. Mas prefiro 5 formas diferentes, do que elas com alguma dupla. Sei lá. Acho que quero uma pelúcia da salamandra de fogo ahahahah.

No Rio congelado a Elsa descobre que o avô dela, Rei de Arendelle, achava que magia deixava as pessoas arrogantes e por isso criou uma represa e matou o líder dos Northuldra. Isso desestabilizou a paz entre os espíritos, e o quinto espírito selou a floresta. Para descobrir essa informação a Elsa vai bem fundo no Rio e acaba congelada. A cena é bonita mas eu não entendi o porquê. Porque a Elsa congelaria? O único motivo, pra mim, é que a música de abertura diz que "Se ela for fundo demais ela vai se afogar"

E... a Anna vai para um rio cheio de Gigantes de Pedra (os espíritos da terra) e se perde numa caverna escura. A Elsa, antes de congelar, manda pra Anna a imagem de gelo do ataque do avô delas ao líder dos Northuldra. E a Anna entende que a forma de libertar a floresta é quebrando a represa. Que é o símbolo da traição. 
E o Olaf morre nos braços da Anna. Já que a Elsa congelou, a magia do Olaf deixa ele e o espirito do vento pega a neve dele e guarda num cantinho seguro. Mas aí o Olaf recupera a música de que nada muda, em que ele resuma que amor continua.
A Anna fica arrasada. E canta uma música maravilhosa. Ela canta "The Next Right Thing" que é sobre o próximo passo. A coisa certa a fazer.
Quando a Elsa acordou os espíritos, no começo do filme, eles começaram a destruir Arendelle e o povo foi evacuado para as colinas. Então a Anna decide que o correto a se fazer agora é quebrar a barragem e libertar os espíritos, mesmo que toda aquela água destrua Arendelle. Eu gosto que é uma decisão que ela toma pensando no que seria correto, e não no que ela gostaria que acontecesse. É algo bom para meninas novas aprenderem.

A Anna chama os gigantes no berro, e eles começam a seguir ela e jogar pedronas. Nisso o Kristoff aparece e só oferece apoio incondicional para a Anna. Melhor príncipe da Disney. period. Sério. Parece que ele não faz nada, mas é porque ele já passou pelo arco dele. Ele já reconheceu que o amadurecimento dele era confiar no amor que ele sente.
A Anna quebra a barragem e nisso, o Rio se liberta e a Elsa volta. E consegue, cavalgando o cavalo de água, salvar Arendelle de ser alagada por uma onda gigante.

Aí o filme vai tendo seu encerramento, para as coisas fecharem direitinho. A Elsa entende que ela deve ficar na floresta, para finalmente poder explorar quem ela é e o que ela é capaz e a Anna é coroada rainha de Arendelle. As duas juntas são a ponte de paz entre os dois povos. O Kristoff pede a Anna em casamento e fica tudo bem.
O vestido de coroação da Anna é a coisa mais bonita que eu já quis. 
A Elsa traz o Olaf de volta, pois afinal "a água têm memória", que é uma coisa que me deixa muito muito incomodada. Parece desculpa de homeopatia. Fala que a mágica da floresta mantêm imagens na água sei lá, mas não que água tem memória.

No geral achei um filme bem melhor que o primeiro, mesmo que a história seja um pouco mais convoluta de seguir. E mantenho que é um filme para as meninas que cresceram com o primeiro filme.

E... acho que é isso.

See ya!

x

Nenhum comentário:

Postar um comentário