quinta-feira, 24 de março de 2016

Dice Tower - Torre de Dados

Fiz uma torre para jogar dados e postei no face, e vi que muita gente deu like.
Fiquei feliz, e pensei em colocar aqui o método que eu usei.


Comecei procurando um template de como fazer q eu achei esse daqui:


Mas veja, ele é meio confuso, e tem essas bordinhas
E ele foi útil para eu ter as diretrizes de como fazer.
Mas não era bem isso que eu procurava.
Além do que, eu estou sem impressora.

Sendo assim, eu peguei essa base e, com umas outras pesquisas, descobri que ele tinha 26cm de altura.
E fui a partir daí.

O que aconteceu foi que eu fiz essa torre, e ela não deu muito certo. A cola quente que eu usei secou rápido demais, e as paredes da torre não estavam fazendo 90º. Então, no final das contas as peças não encaixavam direito.

Como podem ver, ela ficou meio estreita.. sei lá. e torta.
A cola quente me irritou tanto, que eu enfeitei ela com cola.

O que eu fiz foi recomeçar. E agora, sabendo exatamente as proporções que eu queria.

Dice Tower template, com centímetros
As proporções ficaram melhores, tendo mais espaço para as mãos, para colar tudo.

Esse é o lado, com as posições para colar as rampas.
De 1 a 4, de cima para baixo.
Tendo tudo isso em mente, a primeira coisa a fazer é pegar o material de sua escolha (madeira, papelão, cartolina grossa, compensado...), desenhar as partes usando esquadro e régua, e cortar. Eu usei aquele papel grosso usado pra fazer capa de caderno. Cortei com estilete. Façam essa parte com cuidado, ok? Usei uma régua de metal também, pois o estilete é capaz de cortar lascas da régua de acrílico tornando-a não-reta.

Depois de cortado você vai ter uma mesa assim:

Meu papelão tinha uns 60cmX40cm, e deu pra cortar tudo.
E, agora, é o momento para pintar e enrijecer o seu material (se quiser).

A montagem é simples. Peque um dos lados e apoie na mesa, e cole nele todas as partes que vão nele. As costas, as rampas, a frente, o chão e a pequena frente. Espere secar e ver se todas as partes estão bem coladas. Porque depois de colar o outro lado, você não terá mais acesso a parte interna.

Minha dica é cortar 3 quadradinhos 3x3cm e um retângulo de 3x4cm, e cortar ao meio em 8 triangulinhos.
E colar nos lados, aonde ficarão as rampas apoiadas. Para que elas não escorreguem e para ficar mais fácil de encaixar um lado no outro.
Triângulos colados aonde ficarão as rampas.
Fiz no olhômetro, mas coloquei igual em cada lado.
Começando a colar
Usei meu cubo, como referência de ângulo reto.
Use uma cola que seque médio-rápido. A cola quente foi bastante frustrante, pois ela secava antes que eu pudesse encaixar os lados.
Se for uma cola que demore muito para secar, deixe separado alguns pesos quadrados (tipo livros) para que a peça seque na posição (Embale os livros em plástico filme para não danificá-los).
Eu usei cola multiuso, aquele tubo branco com etiqueta em roxo, está na foto acima.

E, assim, ficou pronta.

Está secando.
Depois é só pintar e jogar seus dados dentro!

Comecei pintando tudo de preto,
com tinta acrílica comum diluída em água.
E aqui etá ela PRONTA!


Aqui está a minha torre finalizada!

Obrigada a atenção, e um beijo à todos!
Qualquer dúvida é só me perguntar ^^~
H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário