segunda-feira, 29 de junho de 2015

Daltonismo

Segundo a wikipedia, um camarada chamado John Dalton tinha um problema e ele descobriu que era associado ao cromossomo X e, as vezes, a lesões nos olhos ou neurônios. Algumas doenças podem levar a daltonismo, como diabetes, Alzheimer, leucemia e parkinson. Até deficiência em vitamina A.

Esse problema não é um PROBLEMA problema. É só uma característica. Conheço muitos daltônicos e todos eles vivem muito bem com isso. Todos eles têm alguns sofrimentos diários como ver na titulação química se o reagente virou, ou quem sabe descobrir qual time está jogando, distinguindo comidas cruas ou ruins, ou só sofrendo as piadas alheias mesmo. Tem até sites para ajudar pessoas que sofrem demais com isso, e para ajudar os pais de crianças daltônicas a entender melhor a situação. E sites para ajudar os amiguinhos a pararem de encher o saco.

É que uns dias atrás aí um conhecido fez uma piadinha dizendo que era daltônico. E eu acreditei na maior. E ele veio explicar que era piada.
E eu cheguei e falei "Ah, é porque eu conheço tantos! Descobrir que amigos são daltônicos é algo comum pra mim"

Bem. Isso, e somado ao fato de que eu tenho prova amanhã, me incentivou a estudar um pouquinho sobre o assunto. Só pra desestressar.

é um polvo fofo. se você olhar pra tela com um angulo menor que 20 graus talvez dê pra ver.
Em resumo, existem 3 tipos gerais de daltonismo genético, cada um separado em alguns outros tipos.

O daltonismo aonde se vê só nuances de uma cor só, percepções de luminosidade, se chama monocromacia, aonde a pessoa pode não ter os cones RGB nos olhos ou possui os 3 cones do mesmo tipo, sendo incapaz de distinguir outras cores. 

A dicromacia, que é o daltonismo aonde somente dois dos 3 cones receptores de cor do olho estão em perfeito funcionamento. Como esses cones reconhecem frequências de ondas eletromagnéticas, não ter um desses receptores significa que aquela cor ficará acinzentada. Basicamente, sem o cone vermelho, o olho não reconhece as ondas de baixa frequência então a pessoa não enxerga vermelho. O que não possui o cone vermelho se chama protanopia, do verde se chama deuteranopia e do azul, tritanopia.

O terceiro tipo se chama tricromacia anomala, e são mutações nos pigmentos dos cones. No cone do vermelho faz com que o vermelho e o preto sejam confundidos, protanomalia. Nos cones verdes deixa as pessoas com dificuldade de discernir a cor verde, deuteranomalia. Este é o daltonismo que a maioria possui. E, por fim, a tritanomalia, a mutação no cone azul, que, estranhamente, é no cromossomo 7 e não no X.

No final tem o acromático, que é o daltonismo "preto branco e tons de cinza" chamado de "grau máximo". É diferente do monocromático, o acromático não vê nenhuma cor.

proporção da população de pessoas, ao lado do espectro de cores que a pessoa com diferentes daltonismos é capaz de enxergar. essas estatísticas são baseadas nessa literatura, pelo que entendi.
Não sei, desde pequena que conheço alguns daltônicos e acho interessante. Sempre achei fascinante pensar que pessoas poderiam ver cores que eu não conheço, ou pessoas veriam outras cores no geral. "será que o que eu chamo de rosa, outra pessoa chamaria de rosa?". Aqui tem um simulador de daltonismo para gente estranha que se interessar.

A esquerda tem a distribuição de cones normal, e a direita a distribuição de um daltônico sem os cones vermelhos.
Para quem interessar, existem óculos que "curam" daltonismo. São óculos com filtros especiais que comprovadamente fizeram pessoas com alguns daltonismos específicos enxergarem em cores. Eles custam cerca de 400 dólares no site oficial.

Aqui tem um blog aonde você pode fazer testes para descobrir seu tipo de daltonismo. Neste link também tem aquele teste e aquele outro aonde se arranja os quadradinhos em um degradê de cores. E tem aquele joguinho/APP de celular que é para selecionar o quadradinho diferente da fase em alguns segundos. É de diferenciação de tonalidade e alguns daltônicos são realmente bons nisso.

Esse é um teste de daltonismo reverso. Aonde os daltônicos vêem o que está escrito.
Também existem pessoas com o oposto de daltonismo. São pessoas que possuem 4 cones de cores, a tetracromacia. Essa mutação foi descoberta em 2012, então seus estudos são bem recentes.

E... é.
Se algum daltônico ficou ofendido eu mudo a forma como escrevi o post.
Afora isso, udei grande parte links da wikipedia mesmo e nem ligo.
Boa noite e boa sorte nesse fim de semestre gente!
H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário