quarta-feira, 24 de junho de 2015

"Você é Linda"

Sabe?

Auto estima é algo muito estranho.
Pessoalmente nunca me achei feia.
Mas se achar efetivamente bonita é um processo tão difícil!

Sério! A mídia de revista com aquelas modelos e as novelas, as séries de tv, as propagandas espalhadas pela vida, os videogames...
Existem tantas mídias em que as mulheres são ditas bonitas! E a parte que mais destrói: elas nunca eram como eu.

Meio que essa é a viba da "representatividade", se houver mais diversidade na mídia, pessoas mais diversas vão se identificar com sua mídia.
Nem sempre esse é o objetivo do produtor da mídia, mas as vezes é. E quando é, é um grande diamante brilhante no meio do lodo.

Mas na real hoje eu queria escrever sobre mim. Escrever sobre representatividade vai demandar muito mais cuidado do que eu tenho energia hoje. Então aguentem aí que estarei retomando meus posts nesse blog. E quem sabe não escrevo um nesse tema?!

Voltando, não me via na mídia, não me achava feia.
As únicas pessoas que me achavam bonita eram meus pais.
E minha avó.
E um adulto ou outro que diziam para meus pais como eu era bonita.
Coisas que não tem muito significado.

Quer dizer, tem. Mas são grande parte reiterações de amor da parte dos meus parentes, do que boost de auto estima.

Daí veio a puberdade. Meus anos de escola se tornando cada vez mais horríveis.
Sofrendo aquele bullying básico de quem não se encaixa no padrão "popular da escola"
Garotas me zuando porque eu não usava sutiã. Garotos me zuando porque eu usava.

Aquele cara lá, que ainda lembro nome e sobrenome, que me disse aos 12 anos "você tem mais bigode do que eu!"
Aquele outro cara lá que apontava e ria da minha cara porque eu tinha pelos no sovaco (ele podia ter. e ninguém ria. e eu tinha 13 anos. e todo mundo ria)

Aquele imbecil outro lá que ria de mim porque achava que eu limpava catota de nariz na roupa.
Aquele outro que ria do que eu falava, mas que no ultimo ano até se redimiu quando conseguiu falar meu sobrenome e, cara, ele ficou tão empolgado por isso que me falou que ia nomear o filho dele com meu sobrenome. Depois disso ele nunca mais me zoou.
Teve até aquele que chegamos num acordo que nos odiávamos. E nunca mais nos falamos. Nem interagimos.
Teve aquela vez que eu parti pra briga com um, por conta de sei lá o que. Mas ele estava me zuando pesado. Dai eu fui tão selvagem que ninguém mais arriscou chegar perto. Lembro que aquele foi o ano que lançou digimon no Brasil.
E teve a vez em que um outro viu que eu estava aprendendo a cantar haruka kanata e disse pra todo mundo que eu era louca.
Ah! E teve o desconhecido que espalhou pro IO no meu primeiro ano de faculdade que eu era lésbica. (fio, sou bi. enfia sua bifobia no cú e vai viver sua vida.)

Ainda assim! Minha auto estima não era das melhores nem das piores. Numa escala de 0 a 10, sendo 0 a auto estima do Clark Kent e 10 a auto estima do Kal-El. Minha auto estima era uma função senóide, limitada entre 1 e 6. 

BEM!!!
Nem todos os bullyings eram pela minha aparência. Mas os que foram foram suficientes para eu me cobrir num moletom-preto de uso diário, e os outros serviram pra reiterar minha aura de PERIGO - NÃO ENCOSTE.

Ouvi rumores de que mantenho essa aura ainda, principalmente perto de gente que eu não conheço e/ou não gosto.

Perto de quem eu conheço e gosto eu sou, palavras do Mô: "O Elemental da Bobice".

E daí?
E daí que esse ano comecei a tentar procurar mais imagens de positividade em corpos femininos.
Eu via diversas fotos no tumblr de mulheres lindíssimas! Mulheres que a mídia consideraria acima do peso.
Fotos de mulheres e homens felizes com os próprios corpos e aparências.
Fotos de pessoas que não eram felizes antes e chegaram em seus objetivos!
Fotos. De. Gente. Normal.

Isso e somado a algumas pessoas sinceramente me elogiando.
Sabe?
As vezes o brother falava que eu estava bonita. E minha primeira reação era pensar "nossa! a pessoa reparou que eu me arrumei um pouco e foi educada comigo!"
Mas... eu conheço meus brothers. Grande parte é uma galera que fala tudo na lata. Sem rodeios ou filtros.

Então... recentemente me bateu a seguinte ideia:
"E se eles estiverem falando a verdade...?"

VOCÊS NÃO CONSEGUEM ACREDITAR O QUÃO REVOLUCIONÁRIA ESSA IDEIA FOI VÉI. MUITOS SENTIMENTOS COM RELAÇÃO A ISSO. EU SEI QUE PARECE BOBO, MAS É A MINHA REALIDADE E ESTOU APRENDENDO A LIDAR COM ISSO.
vlw.

É.
Comecei a tentar aceitar.
Aceitar meu corpo, talvez fazer mais exercícios e melhorar minha alimentação não para mudá-lo, mas para melhorá-lo como posso.
Aceitar minhas pernas que esparramam quando eu sento.
Aceitar que minhas pernas roçam quando estou andando de saia.
Aceitar minhas estrias e celulites como fatos.
Aceitar que tenho bochechonas.
Aceitar que pêlos nascem e que posso lidar com eles porque EU quero, e não pela opinião alheia.
Aceitar que sou um ser humano e seguir em frente, de cabeça erguida.
Aceitar as palavras do meu namorado todas as vezes que ele me chama de linda. 

Porque eu sou bonita.
E eu acredito nisso.

xXxXxXxXxXxXxXx

Gente, beijos e boas sortes nessas provas aí de fim de semestre.
Desejo provas fáceis pra todo mundo! <3>

H.

2 comentários:

  1. Flor, eu sei que é dificil de acreditar, mas eu só nunca falei pra vc que vc é um dos meus padrões de beleza, por que achei que vc já sabia.
    Te acho muito, muito, muito gata (tenha ciumes namorado) e sempre achei. e testemunhos de outras pessoas que pensam o mesmo.
    Tu é linda, e se aceitando linda é mais linda ainda.
    <3
    Boa sorte nesse fim de semestre, vai lá e acaba com ele \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3
      Você também é lindo chuchu
      com essa sua pele branca e esse seus labios carnudos aí.
      ^^~
      obrigado, e te amo.

      Excluir