domingo, 12 de abril de 2015

Hobbies

Uma vez uma pessoa do tumblr me fez pensar. Ela disse que se você perguntar as prioridades de alguem essa pessoa vai responder "escola", " trabalho" ou "família". Mas que ninguém responderia o " bem estar próprio". Então existem pessoas que trabalham e estudam e guardam dinheiro ora ajudar a família e que são suicidas. E que quando essas pessoas se matam de fato a família responde "Mas ela parecia tao bem! Ajudando na casa e trabalhando!"

Por algum motivo, desprender um tempo a si mesmo é mal visto pela sociedade. Ficar em casa assistindo TV é ruim, mas ficar num cubículo contando caixas é bom. Então a sociedade te deixa com culpa. Por estar tomando um tempinho para cuidar um pouco de si. Da própria alma.

Várias pessoas conseguem renovar as energias com os cuidados rotineiros, um banho longo ou um café da manhã ou até mesmo na academia.

Mas nem todos. Existem pessoas que precisam de três dias vendo seriado para recarregar as baterias de fato. As baterias da alma. Tem aqueles que preferem sumir nas montanhas caminhando, ou ler um livro. E eu acho muito triste que as coisas que te fazem mesmo bem sejam chamadas de hobbies. Então eu entendo o esforço da geração atual de tentar encontrar um trabalho que junte as prioridades. "Sinta-se bem no seu trabalho" é um ótimo mote. Pena que é algo que só poucos conseguem.

Mas eu? Se eu for obrigada a trabalhar e a fazer coisas que eu gosto é mais provável que eu só pare de gostar do que eu começar a me empolgar em trabalhar com aquilo. Meu emprego ideal seria aquele que eu não ligo em repetir, com coisas boas e coisas ruins que mal me afetam e que eu trabalhe meio período, para voltar pra casa e me divertir fazendo o que eu quiser. Ser cabeleireira é assim pra mim. Eu gosto, mas nem ligo. Se eu for obrigada a, sei lá, cantar por obrigação é provável que eu só comece a odiar cantar.

Dai, agora, trabalho que é o que te dará dinheiro para sobreviver e, se você tiver MUITA sorte, também te dará dinheiro para os seus "hobbies" é uma prioridade. Mas antes disso tem os estudos. Você vai pra escola, assiste de uma a quatro aulas de 2horas recebe lições, volta pra casa estuda as coisas que ensinaram em aula para entregar pro professor avaliar e para te dar uma nota maior que 5 naquela prova que você teve que sentar e fazer depois de decorar tudo que o professor passou.

Então me sinto desmotivada com a faculdade. Porque eu estou desde os 2 anos no sistema se ensino brasileiro. Estou há 21 anos tentando ser criativa e feliz, só para repetirem para mim que tenho menos valor que aquele amiguinho que tirou 10. Eu gostaria de tirar 10 também. Mas eu não consigo voltar pra casa e estudar porque alem de cuidar de mim mesma, minha família é uma prioridade maior que estudos ou trabalhos. Assim, eu não consigo estudar em casa e malemale passo com a nota 5 que eu sofri pra conseguir.

Eu gostaria de não me sentir inútil, gostaria de conseguir estudar em casa e passar com 10, ou quem sabe 8,5.

Mas se eu desprendesse meus momentos dedicados à mim para estudar, ao invés de criar e ser eu mesma, acho que eu acabaria morrendo de uma forma ou de outra. Minga alma acabaria morrendo e eu seria só um robozinho. Respeito muito quem consegue recarregar as baterias rapidamente, mas eu preciso de tempo pra mim. Desse tempo ora mim.

E crescer é ter cada vez menos desse tempo. Ou é o que a vida tem me mostrado cada vez mais e mais.

Estou no meu 5o ano de faculdade e mal completei metade dos meus créditos. As matérias desse semestre são difíceis e não tenho amigos em nenhuma das classes (Tá, faço 5 matérias e achei uma amiga em uma delas. Mas nem sempre sentamos perto uma da outra...), me sinto desmotivada e triste achando que mesmo querendo muito eu não vou conseguir me formar.

Pensei que procurar e conseguir um estagio iria ajudar. E ajudou em outros sentidos! Adoro as pessoas do laboratório e o meu professor. Me motivou a continuar querendo levantar de manhã e ir pra faculdade.

Mas por motivos do estágio e de ajuda à minha família eu perdi duas semanas de aula. Bem no período que antecede as provas. E nossa, eu sei que irei mal nelas. Eu não tenho duvidas disso. Irei tirar entre 1 e 3 em todas as provas. "Mas porque você não estuda?!" Porque eu preciso desse tempo pra mim. Pra escrever contos e ler livros e comer com meus amigos e jogar RPG.

Entende? Faz 21 anos que eu falho em fazer lição de casa.

Eu ajudei tantas pessoas e tanta coisa boa me aconteceu nessas duas semanas!!!! Eu só queria que isso fosse o bastante para eu não me achar tão inútil.  Eu só queria que isso fosse o bastante para essas notas ruins não acabarem comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário