quarta-feira, 4 de março de 2015

SoftCup, Ecoabsorventes, Esponjas e Calcinhas

Algumas pessoas leram meu post sobre o copo menstrual e até cogitaram, mas não se adaptaram. Teve alguém que fez uma pergunta referente a atrapalhar no sexo. E teve mais algumas que acharam deveras nojento.

Então aqui vou falar melhor dos outros métodos, como absorventes de pano, calcinhas, esponjas e cups descartáveis. Já que estou neste barco, vamos com tudo, certo?

SoftCup

Bem, o softcup é como um coletor menstrual normal, só que macio (soft).

Sim, essas coisas são simples assim, eu só gostaria que mais gente falasse desse assunto por ai.
fácil assim.

O softcup vem em dois tipos, o descartável e o não-descartável. Cujas distinções são que o descartável você joga fora a cada 12horas e coloca outro. E o não-descartável você retira, lava com água e sabão neutro, e joga fora só no fim do ciclo menstrual. Não acho ecologicamente correto fazer isso, mas eu entendo os motivos que podem levar alguém e não gostar de um coletor comum. 


Os dois softcups tem a borda diferente e, como você pode ver na foto se ampliá-la, eles são de materiais suavemente diferentes. O descartável tem um material mais brilhante e fino, com a borda rosa-claro. E o reusável é suavemente mais fosco e mais resistente, com a borda rosa-escuro. Este vídeo, em inglês, mostra que eles tem texturas que inclusive geram sons diferentes. Mas ambos vêm em um único tamanho.


descartável à esquerda e reusável a direita.
Eles são de um material mais fino que o copo comum, com uma flexibilidade maior. Este link e este outro aqui, dizem que é possível fazer sexo usando um coletor desse tipo. E este aqui, diz que não só isso, mas que você talvez possa usar a camisinha junto. Já que o softcup não previne DSTs nem gravidez.

Começaram a vender até na Drogaria São Paulo!

Mas cá vamos nós. 

Ele é colocado diferente do cup de silicone. Funciona muito parecido com o diafragma, sabe? Aquele método anticoncepcional que era comum na década de 80. (tirando a parte do anticoncepcional, por conta do espermicida que se coloca no diafragma). Ou seja, funciona mais como uma "gavetinha" que fica alocada em cima do cérvix do que um real copo. Esse videozinho mostra as diferenças de colocar um soft cup e um cup comum. Está em inglês, mas é visual o bastante para se entender. 

diferenças no posicionamento do cup e do softcup
Esse vídeo aqui mostra uma animação em 3D ensinando perfeitamente como inserir o softcup. Você sentada segura as bordas do softcup com as dedos, e empurra para dentro até encostar no fundo. Depois, com a ponta do dedo você empurra para cima a parte que ficou mais para frente, encaixando a borda no seu ossinho pubiano. 

Para tirar, você empurra para baixo com seus músculos pélvicos só o bastante para a bordinha ficar acessível de novo. E então você puxa com cuidado, mantendo a borda paralela ao chão para não vazar. É recomendado fazer isso sentada, com os joelhos separados.


aperte lateralmente e não esqueça de lavar as mãos
insira com cuidado, usando os dedos
empurre até o final e empurre a bordinha até encaixar no osso pubiano
para retirar, empurre a borda para baixo e puxe com o dedo.
O pacote do softcup descartável vem de 6 a 24 softcups para você usar e jogar fora. E o reutilizável vem com 2 . (Abaixo respectivamente a foto do pacote dos descartáveis e do reusável.) Eles são feitos de material hipoalergênico a base de elastômeros e óleo mineral e sem látex, material que também é usado em bicos de mamadeira.



Além de ter as mesmas vantagens normais de um coletor menstrual, como não sentir ele ali; poder correr, nadar e fazer esportes normalmente; fazer xixi normalmente; além de não deixar o sangue entrar em contato com o ar; e não dar a síndrome do choque tóxico. Você também não precisará se preocupar com a higienização do produto.

Sobre o meio ambiente eu não encontrei nada. Não diz quanto tempo leva para degradar em fonte nenhuma mas as pessoas que usam consideram que é melhor para o meio ambiente porque você precisa fazer, no geral, menos trocas do que um absorvente comum ou tampão. Quem sabe um dia, quando o softcup for um coletor menstrual mais comum façam pesquisas sobre o assunto?

Agora com os:

EcoAbsorventes

Sabe, esse método é bem interessante. É um absorvente que você lava. Fácil não?
normalmente eles têm um botãozinho pra prender na calcinha
Alguns dizem que ecoabsorventes são a mesma coisa que bio-absorventes. Mas não são. Bio-absorventes são absorventes comuns, feito de material natural e biodegradável. Também são chamados de "absorventes veganos", mas não é desses que vou falar, pois eles produzem tanto lixo quanto absorventes comuns.

Já os EcoAbsorventes são composto por duas partes:
- Uma é a estrutura externa, chamada "pad", que vem com botão para encaixar na calcinha. Feito de um material poroso e muitas vezes colorido e bonitinho. Normalmente feito de microfibra ou microsoft. Mas as vezes de algodão.
- E a outra é uma estrutura interna, chamada "insert", super-absorvente que você tira para lavar. As vezes feito de algodão ou bambu.

Na real, tem uma enorme variedade de ecoabsorventes de materiais diferentes.

a esquerda inserts, e a direita um pad virado para baixo e outro para cima.
repare nas faixas brancas que prendem o insert no lugar.
Pra colocar você só envolve as abas na sua calcinha e prende com o botão.

pra guardar você fecha em bolsinhas com o botão
O insert pode ter várias taxas de absorção, tentando suprir a necessidade das consumidoras.
Os pads também suprem essa de necessidade, por conta de tamanho e conforto.
E existem ecoabsorventes cujas partes não são separáveis, chamados as vezes de "pantyliners". Que são como pads para uso diário, para pessoas com pouco fluxo.

Eles vazam? Sim. Como qualquer absorvente, eles vazam. Mas a capacidade de retenção dos ecoabsorventes é muito boa. Além do pad ser feito num material que aguenta um pouco o sangue que escapar do insert, tem aquilo que eu disse sobre necessidade.

Os ecoabsorventes vem em tamanhos mini, máx, longo, "noite-toda" e pós parto.

Chances baixas de vazar.Esse é um para pós parto
Então é usar; tirar; colocar o usado dentro da bolsinha impermeável que vem junto com o produto (ou use um saquinho zip); colocar o insert limpo no pad; vestir; seguir com a vida; e lavar o insert em casa. Depois você também lava sua sacolinha.

Sobre lavar, algumas pessoas deixam de molho, outras colocam na máquina, outras lavam na mão... Tanto faz. Qualquer método que higienize seu ecoabsorvente é um método válido. Leia as indicações do fabricante sobre o tipo de sabão ou a temperatura da água na caixa do produto, mas no geral não faz muita diferença. O site do Lunapads indica que você tem que secar bem ao sol ou na máquina de secar antes de guardar em um lugar limpo e arejado. E o site do NewMoonPads diz que não pode colocar amaciante.

Pelo que eu entendi, você pode costurar seu ecoabsorvente usando tecidos de algodão. Mas como eu sei que nem todo mundo manja das manjarias, há vários lugares aonde comprar. Um exemplo de tutorial para fazer um pantyliner.

com certeza uns saem melhor que outros, aqui a moça fez um maciço e um com refil.

Aqui é um link legal com uma lista de vendedores de ecoabsorventes, uma lista de tutoriais de como fazer o seu próprio e uma lista de como doar ecoabsorventes para pessoas necessitadas no mundo. Dá para doar por aqui também.

É uma opção bem legal pra quem não se adapta ao cup. Algumas fontes disseram que se você cuidar direito, os pads podem durar até 10 anos também.

Também são chamados de "Absorventes de Pano" se quiser procurar mais sobre o assunto.

Esponjas do Mar

Sabe que eu não gosto desse?  Primeiro porque é um animal. Segundo porque espículas.

Mas, de fato, mulheres usam esponjas do mar como tampões. E existem marcas que vendem.

Basicamente, você compra uma esponja higienizada especial e lava ela em água corrente, espreme e insere.

Tem que ser essa esponja marinha em específico. Pois ela é macia e resistente, e os processos químicos que ela passam a tornam propícia para seu uso e, segundo relatos, é seguro e confortável.

Não adianta tentar com qualquer esponja, marinha ou sintética, pois você pode acabar se machucando.

Colocar água nela deixa ela macia, então você espreme e retira o excesso de água antes de inserir como um O.B., mas não tão fundo quanto.

pra colocar precisa molhar, porque ela seca é muito rígida
Se ficar desconfortável você tira e corta uma pontinha da esponja, mas não muito. Até encontrar o tamanho ideal para você e seu fluxo.

Durante o ciclo você tira e enxágua ela com água corrente a cada 3-4 horas. Ou leva umas cinco na bolsa, junto com um saquinho zip para colocar a suja.

Para lavar no fim do ciclo você deixa 10 minutos num copo de água morna com 1 colher de chá de vinagre ou de água oxigenada. E depois enxágua bastante.

Pra tirar você puxa devagar usando as pontas dos dedos, ou costura um fio para puxar como um tampão comum.

Não use se você estiver com alguma infecção. E dizem que você pode usar durante o sexo, mas com cuidado.

E é basicamente isso que está escrito na embalagem do produto.

está aqui tudo o que você precisa saber.
Tudo bem você querer usar esponjas do mar como esponjas de banho. Mas como absorvente esta de fato não é para mim. Mas bem, todos os reviews e comentários aqui são positivos, então deve ser bom pra alguém.

Aqui é um local que vende prata coloidal para higienização também. É usado como medicamento inclusive.

Não pesquisei muito sobre os danos ambientais de jogar uma esponja fora, já que ela é degradada como qualquer organismo. E a Sea Sponge Company diz no site deles que fazem pesca sustentável.

Calcinhas

Uma marca interessante chamada Thinx Underwear está com uma nova proposta.
São calcinhas que absorvem o sangue menstrual e, dependendo do modelo que você escolha, chega a absorver até 2 tampões de volume de sangue.


esquema básico de funcionamento das camadas de micro-fibra

É uma tecnologia que impede a proliferação de bactérias e faz com que seu corpo consiga respirar.

Elas pedem para sempre enxaguar bem, lavar com água fria e não usar amaciante nem secar nem na secadora.

Não servem só como um última barreira sexy contra sangue menstrual, mas também serve para pessoas com incontinência urinária.


cada modelo tem suas propriedades absorventes, mas tem em todos os tamanhos
Sempre que você compra uma, eles enviam um pacote com alguns ecoabsorventes para meninas da Uganda que precisam.

Elas são finas e aguentam um pequeno volume de sangue, ideal para aqueles últimos dias em que as vezes escapa uma gota ou outra.

Recentemente uma outra marca de calcinhas absorventes saiu, chamada Dear Kate. Tem vários modelos e cores. Além de outros produtos como sutiãs combinando. Não envia nada pra África, mas possui um monte de descontos para compradores novos e antigos.
Tem uma enorme variedade de modelos
Existe também calcinhas descartáveis para geriatria e incontinência urinária. Que são capazes de conter sangue menstrual. Pesquise por sometimes e plenitud, são fáceis de achar em farmácia. Mas pessoalmente não recomendo. São um pouco caras e não compensam pelo volume de sangue menstrual de muitas mulheres.


Acho que é isso. Qualquer dúvida, basta perguntar!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

SoftCups
Site do Softcup e sua página do facebook;
Link do Amazon, e eBay para comprar softcups. Infelizmente, os preços variam muito.
site oficial também envia para vários lugares do mundo.


Ecoabsorventes (Cloth Pads em inglês)
São vendidos no Brasil na Morada da Floresta, na luartemisia, ecycle e lar natural e são importados pelo lunapads, newmoonpadsAmazon e eBay, mas pesquisar foi bem fácil.
O site do Lunapad tem inclusive uma seção muito legal sobre meio ambiente e o efeito de absorventes na natureza.


Esponjas
São vendidas como absorventes por aí, e as marcas mais famosas são a Jade and Pearl e a Sea Sponge Company. Vende no Amazon e eBay também.


Calcinhas
Marcas Thinx e DearKate. Ambas com uma enorma gama de opções.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Obrigada novamente à todos por lerem este post!

Divulgação é sempre ótimo!


Boa noite a todos!
H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário