domingo, 29 de janeiro de 2012

Armário Branco

Dos últimos 6 dias passei os primeiros quatro pintando um armário; no quinto montei-o; e no sexto fui socializar novamente com pessoas.

Nesses quatro primeiros dias, enquanto eu passava o rolo de tinta branca das 9 partes do armário, eu refleti sobre mim, o mundo, minha relação com o mundo e as pessoas e, principalmente, sobre minha depressão.

Muitos dos meus amigos se desculparam por não perceber que eu estava mal, e alguns outros se desculparam por não terem agido quando perceberam que eu estava mal.
"Eu não sabia que você estava TÃÃÃÃÃÃO mal assim"
Bem, até entrar em crise eu realmente não estava 'tãããããão' mal assim. Eu estava só mal. Mas ninguém fez nada e eu fiquei pior. Até que estourei. E me deprimi. E as pessoas continuaram a não fazer nada.
Quem leu meus outros posts sabe que tudo o que eu queria era distância, para que eu pudesse sentir saudades de pessoas, para voltar. Bem de novo.
Mas sempre vinha um desavisado (ou não) me encher o saco e perguntar "por que eu eu estava mal, se eu tinha tantos amigos".
De qualquer forma.
Na minha reflexão em tinta branca eu percebi que eu não estava igual a antes dessa queda. Eu estou diferente. Minha postura diante as pessoas mudou. Eu não espero mais nada de ninguém.  Se você for bom ou mal, isso não me importa mais.
No final do quarto dia tive um belo dia jogando RPG. Posso esperar qualquer coisa de um personagem de RPG. É excitante aprender como um mundo pode funcionar.

No quinto dia eu não pensei em nada. Dá MUITO trabalho montar um armário. Meu pai ajudou um monte, mas fiz grande parte do trabalho. Acabei me machucando.

E no sexto dia fui à um encontro da sociedade. Joguei somente um jogo, porque eu queria só socializar mesmo, e desenhar um pouco. Fiz dois desenhos. Conheci gente nova, vi pessoas bonitas.
E não demorou muito me cansei Foi legal. Sim foi. Revi pessoas que eu adoro.
Mas provou pra mim mesma que eu já não me importo mais.

Depois de brigar loucamente com o meu amigo DE NOVO (é, aquele da piadinha. ele me falou um monte de coisas num tom que eu acho absurdamente pretensioso, mas ele não me entendeu. ou não se importou em entender.) ele me disse "que não sabe o que eu quero que ele faça ou diga"

QUERER? o que eu QUERO?

que se foda o que eu quero.
que se foda o que eu preciso.
que se foda o que eu penso.
que se foda o que eu desejo.

Quando eu queria e precisava ninguém se importou, então por que agora se importam?
Por que que, agora que eu estou melhor, as pessoas vem até mim me dar apoio?
VÃO AJUDAR ALGUÉM QUE PRECISA!

E, pra quem se importar, aqui vai uma foto do armário:



18 comentários:

  1. Muito bom... o post e o armário ambos.

    Posso entrar nele gritando isso? :
    "FODA-SE, EU VOU PRA NÁRNIA!!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que você não roube nenhuma roupa minha com a desculpa esfarrapada de ainda estar dentro do armário...
      ...
      Falando nisso, qualé a de entrar no armário? Sair do armário é muito melhor amiga!!!

      Excluir
    2. Ah droga, fui desmascarado, tudo o que eu queria era roubar uma meia sua.

      Excluir
  2. A gente aprende com o tempo a reconhecer aquele punhadinho de pessoas que conhecem nosso timing e não vem fazer perguntas na hora errada. Mas como eu disse, é só com o tempo. E "não esperar nada de ninguém" é um Nirvana longínquo que poucos alcançam quando passaram a vida inteira se importando com os outros. Basta uma distraçãozinha e BANG! Outra decepção... That's life.
    Amiga, se você precisa de um tempo pra si mesma, que não seja pra cultivar na cabeça coisas ruins; aposto que muita gente gosta de ti de forma autêntica.
    Foi muito gostoso te ouvir cantando ali do lado da mesa, sabia? Quase fiz o povo parar o jogo só pra ficar te escutando! Foi bom socializar! Abraço.
    PS: Bom trabalho com o armário, ams eu prefiro mais cor. Estou pintando a casa toda com cores vibrantes pra levantar o astral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, e pelo elogio. E o armário foi pintado, mas isso não significa que esteja pronto. Pretendo fazer algo colorido nele. Certamente será colorido.
      Nesse sentido, não se preocupe.

      Excluir
  3. Suas reclamações são muito egocentricas e sua atitude é egoista se te oferecem ajuda é porque querem te ver bem e só um ignorante pode ser tão futil a ponto de se dar ao luxo de falar mal de quem quer ajudar. Seus comentarios são invalidos e sem fundamentos assim como seus conceitos. Não adianta reclamar de solidão e depressão se o responsavel pelas mesmas é você. E pra você que gosta de comentarios em ingles ai vai um comentario e uma dica : grow up.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você é? Alguém que se importou em ler o que eu escrevi só para reclamar sem fundamentos? Sim, fiz um post egoísta por que quis. Não sou altruísta, sou humana. Me acuse do que quiser. Mas falei mal das pessoas que não perceberam que eu estava mal. E que não tentaram me ajudar mesmo quando perceberam.
      E uma dica: grow up, você que se acha adulto ao chamar as pessoas de egocêntricas e egoístas.

      Excluir
    2. "me oferecem ajuda porque querem me ver bem."
      Isso pode ser interpretado como "querem me ver bem, por que eu mal vou deixá-las mal"
      então se eu estiver bem elas não vão precisar se preocupar.
      Não vou ser hipócrita e fingir estar bem só para que outras pessoas fiquem bem.
      Vou ser sincera comigo mesma, portanto com as outras pessoas.
      E, se você for capaz de ler, não reclamei de solidão em nenhum momento. Abracei a solidão no momento em que vi que ninguém mexeu um dedo para efetivamente me ajudar. Palavras vazias, recebi um monte. E o que uma pessoa preocupada comigo fez? Se preocupou e não tomou nenhuma atitude.
      E depressão? É óbvio que eu reclamo de depressão, eu não GOSTO de estar deprimida.

      você até parece meu ex falando sem pensar.

      Excluir
  4. Ficou mó legal o armário :)
    E desprezo infinito pra pessoa acima de mim, sério.
    AAAAH TENHO QUE TERMINAR SEU PRESENTE
    o problema é que eu tenho que fazer um pouco/esperar secar/fazer um pouco/esperar secar. Mas prometo terminar ele, e ele vai entrar pra decoração do seu quarto.

    ResponderExcluir
  5. Ok Rita, eu não queria entrar nesse post, pois ele me incomoda muito, e eu sei como você é sensível e consequentemente agressiva quando tentam tocar numa ferida. Mas, visto que você me citou de uma maneira bem invasiva, e que está dialogando com ele, vou colocar meu ponto de vista sobre o assunto.
    Eu não fui o anônimo que disse aquilo, mas eu concordo com ele. Talvez não pelo modo colocado, que foi decerto rude - que eu não acho ruim, mas sei que uma critica dessa maneira crua pode ser deveras inaceita pelo leito - mas com o conteúdo. Não vou dar desculpas e explicar os pontos dele, ele que venha explicar os pontos se quiser, mas vou aqui então, tentar elaborar algo semelhante a uma tréplica.

    "Bem, até entrar em crise eu realmente não estava 'tãããããão' mal assim. Eu estava só mal. Mas ninguém fez nada e eu fiquei pior. Até que estourei. E me deprimi. E as pessoas continuaram a não fazer nada."

    "Abracei a solidão no momento em que vi que ninguém mexeu um dedo para efetivamente me ajudar."

    O que você quer que as pessoas façam por você? As pessoas não podem fazer nada por você. Quem faz coisas por você é você mesma. As pessoas podem dar apoio moral. Nesse sentido, chamar de "palavras vazias" qualquer tentativa de ajuda dos outros é desprezar as palavras e a amizade daqueles que fizeram aquilo que puderam, e aquilo que tentaram te dar. Não sei o que você espera de um amigo, mas um amigo abraça, fala palavras, ouve, quem sabe dá cinheiro ou presentes. Ele não vai "efetivamente" te ajudar nunca - quem tem que mudar é voce. Você desprezou seus amigos que quiseram te ajudar.

    Um segundo ponto é entender porque ninguém foi te ajudar. Não adianta nada você querer ajuda se você fica distribuindo patadas gratúitas e aleatórias por aí. As pessoas ficam com medo e sem vontade de se aproximar. Eu pelo menos o fiz, e sei de gente que também o faz.

    O que o anônimo chama de infantilidade é essa sua arrogância de achar que as pessoas tem o "dever" de te "ajudar". Ninguém deve nada a você. Se alguém tentou te ajudar, foi porque essa pessoa quis. Se você despreza seus amigos, e as coisas que eles fazem por você, como que você quer que eles continuem ai? Se eu tivesse sido uma das pessoas a tentar te ajudar, estaria extremamente ofendido com seu post e nunca mais falaria com você.

    Se você tivesse feito um texto corrido, e estivesse contando desse fato, da sua depressão e tal, como algo da sua vida a compartilhar, tudo bem. Mas você conta dessa maneira reclamando dos outros algo que não fizeram, desprezando aqueles que fizeram e intuindo ainda que é melhor sem ninguém. Uma coisa é um post sobre você, outra coisa é um post prepotente e arrogante, presumindo que o mundo deve algo a você que não fez. Seu posto fala pro leitor que é culpa dele que você está deprimida, e que ele é desprezível porque tentou te ajudar, ou ainda mais desprezivel pois você "conseguiu se virar" sem ele. Ai a minha angústia, e a angústia do anonimo dizendo verdades: não aditan voc6e vir reclamar a mim, leitor, sobre a sua depressão. Ela é culpa sua e somente sua, e você é a única pessoa responsável por ela. Que que eu tenho a ver com sua vida? Sou apenas um amigo. Quer que eu te ajude? Quer que eu pegue você no colo e diga o que você tem que fazer da vida, e fale pra você o que é certo e o que é errado, e decida por você o que você vai e deve fazer? Quer conselhos, ou vai chamá-los de palavras vazias? Porra,quanta infantilidade. É por isso que o anônimo disse pra você: GROW UP. Cresça, tome conta de seu próprio destino. Não é dever de mais ninguém.

    ResponderExcluir
  6. E por fim, quando você diz que abraça a solidão porque seus amigos te "abandonaram" - e culpa eles por isso - você não abraça a solidao. Você rejeita os seus amigos, ou aquilo que você acredita ser amigos, e abandona-os, acreditando ser melhor do que eles, ou melhor sem eles. Se foi isso que você pensou do meu post, não foi isso que eu quis dizer. Quando eu falei em liberdade, eu não me livrei de ninguém, se não de mim mesmo. Das minhas próprias amarras, feitas por mim, pela minha história e pelas quais eu sou responsável, eu me livrei. Claro, com apoio dos meus amigos, mas com minha própria força, porque se não você eu, não seria ninguém. Estou falando em autonomia, e não solidão. Ninguém é nada sozinho, mas deve ter direito e poder sobre o próprio destino.

    Você é a senhora do seu prório destino. Não espere dos outros algo que não lhes pertence. Não despreze os seus amigos ou vai acabar sem nenhum. Não acredite que solidão e autonomia sejam a mesma coisa - são opostos. Esses são meus conselhos de amigo, e eu e o anônimo (que eu não tenho idéia de quem seja, embora possa elaborar uma ou outra hipótese) estamos falando isso pra te ajudar. Agora, quem tem que digerir as críticas é você.

    Olha só, parece que não sou só eu que acha que você é egoísta.

    ResponderExcluir
  7. Hm, meu primeiro pensamento ao ler este post foi "putz, será que eu fui uma dessas pessoas vacilonas?!". Mas acho que não é essa a atitude certa. Eu não sei exatamente do que você está falando, eu passei duas semanas fora do universo, e antes desse tempo você estava meio desanimada e parecia querer ficar sozinha. Mas eu queria saber o que está acontecendo agora. Eu voltei pro mundo, e quero saber como você está. What did I miss?

    ResponderExcluir
  8. Acho que qualquer comentário anônimo é escroto por definição, Sr. Anônimo perdeu qualquer argumento que tivesse.

    Mas acho que você deveria parar de pintar seu armário e olhar mais para as outras pessoas. Quem não está sacando nada aqui é você.

    Seus amigos deveriam ser a coisa mais valiosa que você tem, no entanto você parece estar os jogando fora.

    ResponderExcluir
  9. É... tb não curto anônimo...

    Mas concordo com algumas das coisas que o Ugo disse. Entendo essa coisa de esperar algo de amigos específicos e não receber nada deles. Entretanto me parece exagero achar q isso significa que eles não se importam com vc. E é ainda mais exagero achar que ninguém se importa com você.

    Eu quis te ajudar, e vc disse com todas as letras que não tinha nada q eu pudesse fazer pra ajudar. Apesar de dizer depois que eu te ajudei a ver que existem pessoas que se importam com você. E é por isso q, como disse o Ugo, me senti bastante ofendido com esse post.

    Leo

    ResponderExcluir
  10. Concordo que você tem sido ingrata e meio mimada até diria de certo modo.

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente, posto como anonimo por não te conhecer, apenas leio o seu blog. Segundo, se o meu modo de me expresar lhe pareceu ofenssivo ou agressivo essa não foi a intenção, talvez tenha sido um pouco rude porque se fosse um post de um amigo meu me sentiria muito ofendido.

    É muito facil fazer o papel da vitima e esperar que os outros resolvam as coisas pra você e quando você faz um post falando da sua solidão este pode ser tido como um grito de ajuda, que, a partir do seu proprio post, parece que você está rejeitando. Acho injusto você reclamar que seus amigos não te ajudam quando você precisa quando na verdade você mesma é a que quis se distanciar por um tempo e acho mais injusto ainda você tornar problamas pessoais entre amigos uma coisa pública ao inves de resolver isso com eles. Porém o mais injusto é você ter a coragem de acusar alguém quando na verdade eu te conheço apenas por esse blog.

    O Utak tem razão, no final suas decisões e consequencias das mesmas serão enfrentadas por você e mais ninguém. Talvez seja hora de parar de apontar o dedo e olhar um pouco pra si mesma, coisa que você diz fazer mas não parece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho dificuldade justamente porque não gosto de fazer o papel de vítima. Por favor, leia meu post de hoje.

      Excluir