quinta-feira, 31 de maio de 2012

Bloqueio

Sabe quando você quer escrever, mas não consegue?

Eu estou com um bloqueio muito forte. E não é só para escrever. É também para desenhar e, o que mais tem me irritado, para cantar.

"Quem canta os males espanta" é um provérbio que nunca se aplicou muito bem a mim. Eu costuma escrever quando estou mal e cantar quando estou feliz. Cantar naqueles pequenos e belos momentos de felicidade sempre foi muito prazeroso pra mim. Minha voz definitivamente sai mais boita quando eu estou feliz. E escrever nos momentos ruins me faz refletir sobre meus gestos e tudo mais. Esse blog por exemplo eu uso para escrever nos momentos de incerteza.

Me pergunto que bloqueio é esse.
Nem escrever direito eu estou escrevendo e com certeza não estou cantando bem.

Percebi que meu controle sobre minha voz era devido ao fato deu cantar com muita frequência. Eu deixava minha voz constantemente aquecida. Mas...
Tem o ponto de eu me sentir desconfortável cantando em lugares fechados. E aquele 'medo de palco' que me impede de cantar em lugares abertos em que eu sei que vão me ouvir. (claro, que quando eu estou com meus amigos eu fico feliz e canto mesmo assim, mas é outros tipo de sentimento).
Na minha antiga casa eu ia na pracinha a noite. E cantava.
E ia ao sítio todo fim de semana. E cantava.

Mas nessa casa. Eu fico cada dia mais quieta. E mais reclusa. Me forçando a sair e ver pessoas. E a, pelo menos, falar.

Consegui cantar um pouco ontem, e fiquei razoavelmente satisfeita com o som que saiu, e um estranho me elogiou. Mas ontem é uma exceção. Por que eu estava muito feliz e muito orgulhosa de ser parte da Comunidade de Oceanógrafos do Brasil. O nosso novo navio é realmente maravilhoso.
E somando ao fato de eu estar meio gripada há semanas e com a garganta arranhando e coçando.

Mas cantar está se tornando uma dificuldade. E quanto mais triste eu fico com isso, mais difícil fica.
Melhor eu me forçar a escrever.

3 comentários:

  1. Gosto muito de te ouvir cantando quando está com a gente e já sinto um pouco falta disso. Te conheci assim, cantando, ali do ladinho da mesa em que eu jogava com as pessoas, e é uma das lembranças de você que mais gosto.
    Cante sempre, sempre cante.

    ResponderExcluir
  2. Eu sei como você se sente, estou em um art block brutal desde Fevereiro e isso está me matando..

    ResponderExcluir
  3. puxa....estou com a mesma coisa aqui.....eu tô finalmente com o violão (o que já me ajuda a cantar mais do que antes, porque com o violão eu sinto que os outros não vão achar que eu sou louca de ficar cantando sozinha no quarto), mas ainda assim eu sinto aquela coisa de que vão me ouvir cantar....e eu sou contralto, então é difícil de chegar nas notas mais agudas pra mim se eu não aumentar o meu volume de voz....aliás, se eu não tentar!....e também fico triste quando não posso cantar....agora o momento "faça o que eu digo, não faça o que eu faço": canta sim! nem liga pros outros! você canta super bem! anima o dia de qualquer um!

    ResponderExcluir