domingo, 22 de agosto de 2010

Orgulho

Esse sentimento bizarro é algo muito incompreensível.
Por puro orgulho você pode, por exemplo, entrar em coma, passar frio, ficar com dor e não ficar com alguém.
Um dia desses eu entrei num ônibus e sentei ao lado de um cara com problemas. Ele provavelmente tinha algum disturbio que o impedia de ter total controle motor, muitos o tomariam como doido... mas tudo bem, eu me sentei ao lado dele.
Ele tinha uma garrafinha de guaraná e tentava abrir um pacote de salgadinho de camarão. Ele estava tendo MUITA dificuldade para abrir o salgadinho. Eu ofereci minha ajuda e ele recusou. De um jeito muito estúpido ele demonstrou um orgulho besta que só fez ele passar fome por mais tempo. Entendo que ele deve ser rebaixado com frequêcia e que as pessoas devam ofereçer ajuda com olhares cheios de pena, mas eu realmente queria ajudar por ajudar. Se fosse um marmanjo bombadão de 25 anos, eu ofereceria ajuda também sabe?

Depois eu começei a reparar nos olhares das pessoas no ônibus. Todos tentavam disfarçar, mas encaravam e encaravam feio.
o cara ignorava com um dignidade que me deixou com vergonha de ofereçer ajuda. Pouco depois minhas narinas são inundadas com cheiro artificial de camarão, e o cara começa a comer ogulhosamente de si.

Taí.

Orgulho por orgulho não serve de nada.
Orgulho por alguma coisa serve para sentir satisfação.

pobres as pessoas que não entendem a diferença.

Um comentário: